Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar regressa às aulas a 17 de setembro

0
989

O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar comunica que as atividades escolares vão regressar a 17 de setembro, uma 6ª feira, com as receções aos alunos.

Em comunicado no site oficial, é dito que, no caso de crianças que, no presente no letivo, já usufruíram das Atividades da Componente Animação e Apoio à Família, a sua entrada no Jardim de Infância poderá acontecer logo em 1 de setembro, iniciando-se o Pré-escolar, de forma regular, também a 17 de setembro, com horário regular entre as 9.00h e as 15.30h.

Sobre o 1º ciclo, e mantendo-se o mesmo horário do ano anterior em termos de estabelecimento de ensino (9.00h/17.30h), há uma alteração em termos de Atividades de Enriquecimento Curricular, as quais passam a funcionar, diariamente, entre as 16.30h e as 17.30h. Assim, quem não tiver AEC´s termina as aulas diariamente pelas 15.45h.

No caso do 2º e 3º ciclos, as dinâmicas de funcionamento serão semelhantes ao último ano, com funcionamento por turnos, criação de circuitos específicos e atribuição de salas fixas às turmas, tendo-se procedido, em função dos dados do ano letivo que agora finda, à inversão dos turnos, ou seja, o 2º ciclo terá diariamente aulas entre as 13.00h e as 18.20h, sendo a mancha horária do 3º ciclo das 8.10h às 13.30h. Os alunos do 3º ciclo com EMRC terão ainda aulas, num tempo da tarde.

“Esta alteração, para além de procurar responder à necessidade de conciliar salas, uma vez que foram libertados, para uso regular, espaços este ano foram usados como sala de aula, como sejam a biblioteca, o auditório, a que se junta o laboratório e sala de TIC, resulta da avaliação dos resultados feita em termos de Conselho Pedagógico”, é explicado. Assim, dos 21 alunos retidos, no presente ano escolar, e não considerando os 5 que ingressaram tardiamente no sistema de ensino português, regista-se a necessidade de intervenção focalizada no 1º , 2º e 3º anos (5 e 4 alunos retidos, respetivamente no 2º e 3º anos) e no 7º e 8 anos (5 e 3 alunos retidos), o que motivou, no 1º ciclo, uma maior aposta em termos de apoio e coadjuvação e, no caso do 3º ciclo, para além, da coadjuvação, uma alteração da mancha horária vigente, passando os alunos a ter aulas no turno da manhã.

No ano letivo de 2021-2022, todos os alunos do ensino obrigatório (do 1.º ano ao 12.º ano) de escolas públicas e privadas com contratos de associação vão voltar receber manuais escolares gratuitos.