Perto de 500 pessoas do setor agrícola juntaram-se ao almoço esta quarta-feira na vila de S. Pedro de Rates, para apoiarem o Casal Longarito a reconstruir a vacaria que ardeu na madrugada de 23 de outubro, e que na altura matou mais de 500 animais.
Jorge Oliveira, presidente da Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP), entidade que organizou o encontro, explicou que a iniciativa serviu como forma de incentivar o casal, morador em Balasar, em regressar ao seu trabalho “e levantar aquela exploração”.
Durante o almoço foi entregue a António Longarito o valor de 7685 euros, almoço que contou com a oferta de 180 quilos de carne da empresa PEC Nordeste.
Entretanto foi criada a Alvorada Pioneira – Associação de Apoio à Reconstrução do Potencial Produtivo, que tem como presidente José Campos, presidente da Cooperativa da Póvoa e que reúne entre outros membros, Rui Sousa, presidente da Leicar, José Araújo, presidente da Junta de Balasar, e Carlos Duarte, pessoa ligada ao setor, além de contar com o apoio da Câmara da Póvoa.
Esta associação apela a todos os que possam contribuir no aspeto financeiro para uma conta do Crédito Agrícola: IBAN PT 50 0045 1460 4030 8360 1952 9.
José Campos espera que com o dinheiro a angariar se possa reconstruir a vacaria e que depois todos possam oferecer um animal ao casal balasarense.
Reportagem desenvolvida na edição impressa de 21 de novembro.