Foram 34 os alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim (EMPV) que, a 28 de janeiro, se deslocaram a Cantanhede para participar no concerto ‘Piano Solidário’. O montante angariado com o evento foi doado à Associação António Fragoso, para que continue o trabalho de recuperação e divulgação da obra do pianista.
O concerto, que decorreu no Auditório S. Pedro, teve a participação dos alunos da classe de piano do professor Guilherme Cancujo, bem como de alguns alunos convidados com idades compreendidas entre os 4 e os 22 anos.
De acordo com a EMPV, o dia ficou também marcado pelas visitas ao Museu da Pedra e à Casa-Museu de António Fragoso, “com apontamentos musicais no piano original do compositor, construído há mais de 130 anos e que se encontra em excelente estado de conservação”.
Presente no evento, a vereadora Sílvia Costa da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim enalteceu “a importância da iniciativa, realçando não só a performance e talento de todos os alunos, mas também o apoio da EMPV e dos pais na sensibilização dos mais jovens relativamente às causas solidárias”, diz a Escola de Música.
Por outro lado, o vereador da Cultura da Câmara de Cantanhede, Pedro Cardoso, “agradeceu a escolha de Cantanhede para acolher esta iniciativa referindo que foi também uma forma muito valiosa para o estreitamento do relacionamento entre as duas autarquias”. Da Associação António Fragoso, o presidente Eduardo Soares “indicou que o montante angariado é uma importante ajuda e será utilizado na concretização do plano de atividades da associação para o presente ano civil”.
O concerto foi uma parceria conjunta entre a EMPV, a Câmara Municipal de Cantanhede, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Associação António Fragoso.