João Terroso está no 12º ano de escolaridade, no terceiro e último ano do curso profissional em Apoio à Gestão Desportiva na Escola Secundária Rocha Peixoto. Para a sua Prova de Aptidão Profissional (PAP), decidiu organizar um torneio à volta do videojogo de futebol FIFA – na competição, participaram 30 jovens, estudantes da Rocha Peixoto e até de outras escolas.
O torneio, denominado ‘Rocha Cup’, estava dividido em duas partes: o qualificador aberto online, entre os dias 18 e 25 de fevereiro, e a ‘final four’, realizada no dia 28 de fevereiro, com os quatro finalistas a jogarem no Auditório da Escola Secundária Rocha Peixoto.
A adesão ao torneio superou as expetativas do organizador João Terroso, que poderá dinamizar eventos congéneres no seu percurso profissional. “Pode não ser só organizar deste tipo de eventos, mas também outros eventos desportivos mesmo, sem ser em PlayStation. O objetivo é cada vez evoluir mais”, disse.
Da mesma turma e curso profissional, João Filipe Pinto dinamizou uma tertúlia sobre a performance desportiva, com a participação de três convidados. Jorge Gamboa, antigo jogador de futebol do Varzim SC e Rio Ave FC, o seu filho João Pedro Gamboa, atual jogador do Estoril Praia, que participou remotamente, e Rogério Pinto, licenciado em Educação Física e Desporto, discutiram o passado e atualidade do desporto, numa sessão realizada na sede da Associação Popular de Futebol da Póvoa.
Na sessão, estiveram presentes mais de duas dezenas de pessoas, que participaram na discussão. Segundo o aluno organizador, foram abordados os temas da “performance desportiva e a sua evolução, desde a época de Jorge Gamboa até agora, como era e é feita a preparação dos jogos, a nutrição e a sua evolução”.