O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar lançou o desafio e os alunos corresponderam em pleno. No âmbito da disciplina de Físico-Química, foi proposto às famílias que realizassem experiências, transformando a casa num laboratório, para, dessa forma, irem descobrindo a ciência no dia a dia. Da cozinha à casa de banho, passando pela garagem, nenhuma divisão fica de fora.
“Após o contacto com as regras básicas de procedimentos na área experimental, os alunos do 8º ano exploraram processos simples permitindo uma aprendizagem autónoma e interventiva”, explica em comunicado o agrupamento.
O projeto, que pretende ter continuidade, iniciou sob a orientação da professora Graça Pinheiro visando potenciar nos alunos a aprendizagem pela descoberta dos conceitos de Físico-Química. A primeira edição do ‘Ciência em Casa’ está concluída, podendo ser visualizado o produto final desse trabalho na página web do agrupamento nos vídeos produzidos pelos alunos.
Ao logo deste processo, os alunos utilizaram ferramentas digitais, como edição de vídeo ou áudio. Destaque ainda para o envolvimento que se verificou por parte dos alunos, pais e encarregados de educação.