Alunos do Colégio de Amorim debatem escassez da água em programa Erasmus+

0
1294

Um grupo de seis alunos do Colégio de Amorim participou, entre os dias 20 e 24 de novembro, numa mobilidade do projeto Erasmus+ ‘WE-ACT – Wetlands Europe Against Climate Change’. Na Bélgica, os estudantes debateram questões relacionadas com a água e a sua escassez, no contexto das alterações climáticas, e testemunharam a importância de encontrar estratégias para combater o problema.

Durante a semana, através de visitas a hortas urbanas, lagos e empresas, os alunos perceberam a relevância “de proteger as zonas húmidas (desde a biodiversidade, a água doce, os alimentos até aos sumidouros de carbono) e de valorizar as questões hídricas, como a agricultura, a água potável e a poluição”, diz o Colégio de Amorim.

Visitaram, também, a Casa da História Europeia que, desde os mitos e as descobertas ao caos e à coesão do século XX, fez com que os visitantes viajassem, ao longo da História da Europa, e olhassem para o seu futuro.

De acordo com o estabelecimento de ensino poveiro, “foi uma semana intensa de aprendizagem e convívio”. “Após todas as atividades delineadas e concretizadas, conclui-se que, através de iniciativas relacionadas com as melhorias pretendidas para o nosso mundo, como o nosso projeto, que permitem a consciencialização da população jovem para a biodiversidade e para a importância de adotar um comportamento mais ativo e responsável, estamos a preparar uma geração para lutar por um mundo mais sustentável e para serem elementos ativos nessa luta”, refere.

O projeto Erasmus+ ‘WE-ACT’ envolve estudantes de quatro países: Portugal, Suécia, Bélgica e Grécia.