Alunos do Colégio de Amorim debatem questões ambientais na Finlândia

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Seis alunos do Colégio de Amorim estiveram, na semana de 22 a 29 de abril, na Finlândia no âmbito de uma mobilidade do projeto Erasmus+ ‘COPNAT – Care for our planet and Natura 2000’. O projeto envolve alunos de quatro países – Portugal, Finlândia, Bélgica e Grécia – e visa alertar os jovens para as alterações climáticas e para a importância de reduzir o impacto humano na biodiversidade e criar ou preservar os espaços verdes urbanos.

A mobilidade arrancou com uma visita cultural a Helsínquia, que passou por locais como a catedral, a igreja ortodoxa, o monumento Sibelius, o museu Amos Rex, a capela do silêncio e a ilha Suomenlinna.

Seguidamente, o grupo dirigiu-se a Rovaniemi, onde começaram as atividades do projeto. Ao longo da semana, os alunos visitaram locais como o museu Pilke e o museu Artikum, bem como o parque Natura 2000 Pyhä e a Santa Claus Village, para além de participarem em atividades de convívio, com experiências gastronómicas, jogos e momentos inesquecíveis.

O debate sobre as questões ambientais não foi esquecido, pelo que foram abordados temas como a sustentabilidade, a preservação das florestas e da cultura local, e políticas ambientais nos quatro países participantes.

Para terminar a semana, os alunos “foram fazer uma pequena caminhada no parque ‘Napaiirin Retkeilyalue’, desfrutando do silêncio da floresta e observando a natureza”, adianta o Colégio de Amorim.

“Foi uma semana intensa de aprendizagem e convívio. Após todas as atividades delineadas e concretizadas, conclui-se que, através de iniciativas relacionadas com as melhorias pretendidas para o nosso mundo, como o projeto COPNAT – Natura 2000, que permitem a consciencialização da população jovem para a biodiversidade e para a importância de adotar um comportamento mais ativo e responsável, estamos a preparar uma geração para lutar por um mundo mais sustentável e para serem elementos ativos nessa luta”, diz ainda.

“Não há fórmulas mágicas, mas podemos ser nós os elementos mágicos da fórmula”, completa o estabelecimento de ensino.