Alunos do Colégio de Amorim participam em projeto Erasmus sobre alterações climáticas

0
1732

Um grupo de seis alunos do Colégio de Amorim esteve, entre os dias 13 e 18 de fevereiro, na Bélgica, numa mobilidade relativa ao projeto Erasmus+ ‘COPNAT – Care for our planet and Natura 2000’. O projeto envolve grupos de Portugal, Finlândia, Bélgica e Grécia e visa alertar os jovens para as alterações climáticas e para a necessidade de reduzir o impacto humano na biodiversidade, para além de preservar espaços verdes urbanos.

A mobilidade teve início na escola belga ITH Gembloux, onde os alunos se apresentaram e ao seu país, sendo depois discutidas as medidas que cada nação adota no setor ambiental. Em seguida, o grupo visitou a Câmara Municipal de Gembloux, onde o presidente da autarquia explicou as medidas implementadas para aumentar a biodiversidade na cidade.

No decorrer da mobilidade, os participantes no projeto assistiram a uma palestra da empresa Natagriwal sobre medidas climáticas agro-ambientais, seguida de uma visita a espaços verdes em Gembloux, participaram num escape game virtual sobre os trabalhos em prática, exploraram a floresta soniana e visitaram o ‘Museum of the Royal Institute of Natural Sciences’.

Puderam ainda visitar o museu ‘Casa da História da Europa’ em Bruxelas, o Parlamento Europeu, onde assistiram a uma palestra do âmbito ambiental com um membro do Conselho Europeu, jardins comunitários de Bruxelas e outros pontos turísticos da cidade.

No jantar de despedida, foi divulgado o vencedor do concurso de fotografia que decorreu durante a mobilidade: um trabalho português, fotografado na floresta soniana.

“Com este programa, foram criados momentos de socialização e de aprendizagem, através de iniciativas relacionadas com as melhorias pretendidas para o nosso mundo, como por exemplo, o projeto Natura 2000, permitindo assim, a consciencialização da população jovem para a biodiversidade e para a importância de ser adotado um comportamento mais ativo e responsável”, diz o Colégio de Amorim.