Amianto em escolas da Póvoa preocupa PCP

0
1666

O grupo parlamentar do PCP, questionou o inistro da Educação, durante a discussão na especialidade do Orçamento do Estado, sobre vários problemas que afetam as escolas da região, incluindo a Póvoa de Varzim.

Um dos problemas é o amianto, particularmente na EB 2/3 Cego do Maio. Além disso, lembram os comunistas que a escola, nestes seus 22 anos, “nunca foi intervencionada, tendo problemas de aquecimento. Só existe aquecimento numa parte do edifício, o que deixa os alunos do 3.º ciclo sem aquecimento”.

O partido falou ainda sobre temas como a necessidade de reforço de trabalhadores na escola pública (auxiliares, administrativos, técnicos especializados, entre outros), bem como a necessidade de valorização destes trabalhadores não docentes e também dos professores, designadamente com a contabilização integral do tempo de serviço para os professores.

Foi ainda abordada a redução do número de alunos por turma, a gratuitidade dos manuais escolares em toda a escolaridade obrigatória, “devendo estar assegurado que os mesmos são novos para todos os ciclos em que tal seja adequado, tendo sido ainda assinalada a necessária requalificação do parque escolar e a eliminação de barreiras arquitectónicas que persistem”.