Andrea Silva distribui pelos vereadores do PSD pelouros da Câmara da Póvoa

0
64

A presidente Andrea Silva liderou ao fim da tarde de terça-feira a primeira reunião do executivo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, onde foi aprovado por unanimidade as delegações de competências para a edil. A líder da autarquia propôs a fixação de três vereadores a tempo inteiro, todos do PSD, dado que dois é da sua responsabilidade e o terceiro foi solicitada a autorização. A proposta teve a votação favorável do PSD e a abstenção da Aliança Poveira e do CHEGA. Após esta aprovação, a presidente informou a distribuição de pelouros.

Andrea Silva (Presidente): Educação, Cultura, Obras Municipais e Projetos, Proteção Civil, Recursos Humanos, Ambiente e Bem-Estar Animal. Octávio Correia (Vice-Presidente): Administração e Finanças, Economia Local, Agricultura e Pescas, Turismo, Polícia Municipal, Comunicação e Gestão de Eventos. Marco Barbosa: Gestão Urbanística e Licenciamentos, Planeamento e Inteligência Urbana, Desporto e Juventude, Modernização Administrativa, Atendimento Municipal, Mobilidade e Transportes. Carina Moreira: Coesão Social, Voluntariado, Habitação Municipal, Saúde, Gabinete de Apoio ao Munícipe.

Sobre a distribuição de pastas, João Trocado, da Aliança Poveira, reagiu com serenidade à decisão, considerando-a legítima, mas sublinhou que os eleitores confiaram à Aliança um papel especial: “Os poveiros atribuíram-nos o pelouro do bom senso. Fomos, ao longo dos últimos quatro anos, os vereadores que alertaram, propuseram alternativas e defenderam soluções equilibradas, e parece que os eleitores reconheceram isso”. Apesar de não terem pelouros executivos, os vereadores da Aliança Poveira “vão continuar a intervir ativamente nas reuniões, com base no critério do bom senso, e a lutar pela implementação de propostas do seu programa, especialmente nas freguesias da Póvoa e de Aver-o-Mar, onde venceram pela primeira vez”, reforçou João Trocado.

Por sua vez, José Luís Vasconcelos, do CHEGA, confirmou que todos os pelouros foram atribuídos aos vereadores do PSD, sem votação formal e apenas comunicado verbalmente. “Foi-nos transmitido quem ficou com o quê, mas não houve qualquer documento ou aprovação em bloco”.

Aos jornalistas, Andrea Silva lembrou “que todos estão aqui com a mesma vontade de trabalhar pela Póvoa e foi isso que também foi dito pelos próprios na tomada de posse, que estariam cá não para obstaculizar o funcionamento da Câmara, mas para permitir a governabilidade e, portanto, foi com grande satisfação que percebi que de facto estariam disponíveis para cumprir esse desiderato de permitir a governabilidade e a agilização dos procedimentos da Câmara Municipal”. A próxima reunião do executivo está marcada para 11 de novembro, às 18h. O dia de terça-feira e hora foi escolhido por unanimidade para a cada quinze dias se realizar as reuniões de vereação.