Antigos alunos da Escola do Grémio reencontram-se pela décima vez

0
1997

O 10º Encontro dos Antigos Alunos(as) e Professores da Escola do Grémio da Póvoa de Varzim realiza-se nos dias 21 e 22 de outubro, esta sexta-feira e sábado. É uma oportunidade de convívio para os antigos alunos, bem como uma lembrança dos tempos da escola primária.

O programa do Encontro contempla uma homenagem a Neca Amorim, o fundador do grupo de antigos alunos. A homenagem será feita no Cemitério nº1 da Póvoa de Varzim, até ao qual o grupo irá rumar pelas 17h de sexta-feira. Mais tarde, às 19h, celebra-se uma missa na igreja Matriz pelos antigos alunos, alunas, professores e funcionários falecidos.

Será no sábado que o convívio entre alunos terá lugar. Pelas 11h, estes irão tirar fotografias junto ao monumento a Eça de Queirós, na Praça do Almada, onde, em crianças, brincavam no recreio. Meia hora mais tarde, a Associação Empresarial recebe o grupo para um Porto de Honra e, às 12h30, os participantes irão almoçar em convívio.

Uma das partes mais importantes do encontro será, diz Fernando Vilaça, da comissão organizadora, a fotografia junto ao monumento a Eça de Queirós. “Este ano faz 80 anos que começaram as primeiras aulas na Rua do Boído, junto à Praça do Almada, em frente à Associação Comercial. O nosso recreio era a Praça do Almada”, recorda.

De momento, as inscrições já fecharam oficialmente, mas estão de certa forma salvaguardadas as inscrições tardias. De acordo com Fernando Vilaça, “temos inscritas à volta de 80 pessoas, mas devemos ter perto das 100 pessoas. Temos um grupo no Facebook e vamos lá publicando. Ser houver alguém que esteja atrasado e queira inscrever-se, tem de ligar para alguém da comissão”.

O 10º Encontro de Antigos Alunos(as) e Professores da Escola do Grémio quer, assim, recordar os “momentos que nos marcam” da escola primária. “Penso que a escola primária e o serviço militar são as coisas que mais deixam a marca”, opina Fernando Vilaça, realçando a importância do convívio.