Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira a renovada Escola da Giesteira, após as obras de ampliação e requalificação no valor de 2,2 milhões de euros. Na cerimónia de inauguração, foi também anunciada uma empreitada que irá criar um novo arruamento de acesso à Escola.
De acordo com Arlindo Ferreira, diretor do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, “a obra teve alguns percalços, uma interrupção de obra, mas que foi retomada e rapidamente foi concluído este espaço”. “Um espaço próximo da cidade, mas parece que estamos no campo, uma escola diferente das escolas do centro da cidade, escola que tem muita procura, em que a cada ano tem sempre de ficar alunos de fora por não terem lugar”, explicou.
Nesse sentido, anunciou que “já foi dado conta no Conselho Municipal de Educação que vai haver um alargamento mais uma sala de jardim [de infância] neste estabelecimento, graças à obra que foi feita”.
Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, salientou o investimento “de mais de 2,2 milhões de euros”. Lembre-se que a segunda fase da empreitada foi adjudicada em dezembro de 2021, sendo que a obra tinha sido abandonada pelo primeiro empreiteiro. Na altura, a obra estava estimada em 1,5 milhões de euros.
De acordo com o edil, “parece tudo coisas muito simples, mas quando chegamos ao fim temos aqui um investimento desta ordem de grandeza e um investimento inteiramente municipal”.
Destacou ainda os “mais de 17 milhões de euros de investimento” no Parque Escolar da Póvoa de Varzim, “quer na renovação de escolas, quer na construção de escolas novas”. “É um projeto que está a meio, a meio daquilo que nós pretendemos fazer e para isso será muito importante e muito relevante que se venha a passar no futuro”.
E para o futuro, Aires Pereira anunciou que “falta fazer uma obra muito importante. Iniciámos há dias as negociações com vista à aquisição dos terrenos necessários para criar a nova rede de acessibilidades a esta escola”. “O velhinho acesso que nós conhecemos desde a fundação da escola, hoje já não é de maneira nenhuma compatível quer com o número de deslocações de automóveis, quer com o desenvolvimento que, entretanto, se realizou nesta área e, fundamentalmente junto daquele acesso”, disse.
Assim, prometeu a “criação de um acesso definitivo que valorize naturalmente a escola e que também seja a forma mais fácil e mais segura daqui chegar”, que “irá garantir estacionamento, uma acessibilidade condigna e, portanto, melhores condições de segurança para todos os que frequentam e trabalham neste espaço escolar”.