“APA e ministro do ambiente não se interessam pelo problema na praia da Estela” reclama Aires Pereira

0
683

“Parece-me uma indecência a forma como o Governo tem tratado as autarquias que não são socialistas. Tenho assistido a ministros a visitarem passadiços que têm areia e a arranjarem soluções e esta (praia da Estela), que já está identificada há mais de dois anos e pode ter consequências muito graves, a APA e o sr. ministro do Ambiente não se interessam”, contesta Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, sobre o facto de que a duna da praia da Estela possa romper a qualquer momento, e que coloque em risco os campos hortícolas.

O autarca esclareceu, na Assembleia Municipal realizada na noite de quinta-feira, que “a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ainda não tem solução para o caso”, ao responder a Sara Pereira, do Bloco de Esquerda, que ontem voltou a levar a questão ao órgão autárquico poveiro. Aos jornalistas, a deputada assegurou que o Bloco pretende levar o assunto “até ao Parlamento Europeu”, e completou: “É a única praia que temos ainda natural e temos que preservar e acho que é preciso lutar com unhas e dentes”.

Aires Pereira também revelou a sua preocupação “já que por detrás da duna está a atividade agrícola e, se a duna for rompida, a água salgada irá contaminar os campos e porá em causa toda a atividade hortícola daquela zona”.

O edil explicou, ainda que a Câmara já se disponibilizou para ajudar. “Não querem olhar para isto como um problema que urge resolver. Ainda há dois dias, os técnicos da APA fizeram uma visita ao local e não têm solução. Acho estranho que haja uma solução para todo o lado e para a Póvoa de Varzim não se dignem deslocarem-se ao local e arranjarem uma solução”.

A duna na praia da Estela, localizada junto ao campo de Golfe, esteve protegida por dezenas de grandes sacos de areia (geo bags), para travar a erosão costeira, mas ficaram destruídos pelo mar com os plásticos espalhados pela praia. A APA que gere a orla marítima, além de não encontrar uma solução, também não limpou a praia, como também não deu autorização aos responsáveis do Golfe para que façam uma limpeza na zona.