Apelo à conservação da história na inauguração do restauro do aqueduto em Argivai

0
1716

A requalificação do aqueduto que passa por Argivai, foi inaugurada ao princípio da noite de sábado na freguesia poveira. O momento contou com a encenação da sua construção, realizada por um grupo de pessoas da terra.

Na altura, Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, lançou um apelo que “se prende com a recuperação do resto deste monumento e para o qual é preciso a colaboração dos confrontantes, para que não tenhamos de recorrer à figura da expropriação”.

E acrescentou: “É preciso termos a consciência da importância de uma obra destas, da importância de a termos preservada e também dos melhoramentos que aqui vamos fazendo sem estragar, porque também não podemos fazer aquilo que queremos. Temos que conservar a história, torná-lo visitável”.

Para Ricardo Silva, presidente da Junta da Póvoa, Beiriz e Argivai, o Caminho do Aqueduto, que liga Terroso a Vila do Conde, e que passa por Beiriz e Argivai e Beiriz, “permitirá ligar o Caminho da Costa ao Caminho Central de Santiago, constituindo uma mais-valia para o desenvolvimento destas três freguesias e do nosso concelho”.