Na reunião do executivo municipal da Póvoa de Varzim realizada na semana passada, foi aprovada a proposta do Plano Municipal para a Igualdade, bem como a adesão à Rede das Autarquias para a Igualdade. Segundo o presidente da Câmara, esta “é uma questão muito importante e que está na ordem do dia, da criação de condições para o desenvolvimento da atividade de todos, independentemente de sexo, raça, credo”.
O Plano contém um conjunto de medidas “para serem transmitidas a todos, fundamentalmente sob o ponto de vista interno do município, mas também grande parte delas tem repercussão naquilo que é a intervenção do município no espaço público e nas nossas associações e a forma como nos relacionamos com a população”.
“É um passo importante naquilo que todos hoje pretendemos que seja a igualdade de acesso e a igualdade de distribuição a todos, independentemente daquilo que é a sua condição”, avançou Aires Pereira.
João Trocado, vereador do Partido Socialista, concordou com a importância da “igualdade, da cidadania, da não discriminação, do combate a todo o tipo de discriminação, por mais diversas razões, racismo, discriminação de género, etc.”, mas atentou que “esta é uma obrigação de todos os municípios e a Póvoa é dos últimos a fazer e a apresentar este plano”.
“O Partido Socialista, por diversas vezes na Assembleia Municipal, em mandatos anteriores, por exemplo, em 2018, tem vindo a pedir e a lembrar a necessidade da elaboração e da apresentação deste plano”, lembrou, “formalizando ou questões ou propostas nesse sentido”.
Mesmo assim, garantiu que “para nós é um regozijo finalmente ser aprovado este plano e podermos começar a trabalhar como as outras autarquias nestes temas”, através da Rede de Autarquias para a Igualdade.