Aprovado protocolo para construção da nova escola de música de Rates

0
2608
Foto: CMPV

O executivo municipal da Póvoa de Varzim aprovou, na reunião de Câmara de terça-feira, um protocolo com a Fábrica da Igreja de S. Pedro de Rates para a remodelação da antiga residência paroquial. A obra visa construir novas instalações para a Escola de Música Arnaldo Moreira e um novo museu de arte sacra.

De acordo com Aires Pereira, “temos o projeto pronto, aprovado e licenciado e agora estabelecemos este protocolo e que prevê um máximo de investimento de 600.000€”. Segue-se a abertura do concurso, que ainda não está programada.

O presidente da Câmara da Póvoa disse ainda que “a obra será lançada pela fábrica da igreja. Nós temos um orçamento para o ano em curso 150.000€ já inscritos. A nossa expectativa é que a partir deste momento estão reunidas as condições para o lançamento do procedimento e para que possamos, portanto, rapidamente iniciar esta obra”.

O edifício, localizado no Centro Histórico da freguesia, vai servir a população “quer sob o ponto de vista da escola de música, que é um relevante serviço público que é prestado à população, quer sob ponto de vista de um equipamento cultural de algo que as pessoas não têm acesso, e Rates tem um enormíssimo património de arte sacra que se apoia muito desde a criação da Basílica e no próprio Caminho de Santiago”.

A escola de música vai ser instalada no rés do chão, “de modo a permitir a criação de condições de isolamento e condicionamento acústico para as salas de instrumento”, lê-se num comunicado da Câmara datado de abril de 2021, quando foi anunciada a obra. O museu ficará no primeiro andar. Será ainda criado um espaço de auditório e um espaço escultório, na escada de acesso ao primeiro andar.