Arcebispo emérito e desportistas homenageados no Dia de S. João (fotos)

0
1448
Foto: José Alberto Nogueira

O Município de Vila do Conde distinguiu com a Medalha Municipal nesta sexta-feira, Dia de S. João Baptista e feriado municipal, o arcebispo emérito de Braga, D. João Ortiga, o antigo dirigente do Ginásio Clube Vilacondense, Eduardo Pinto, e os atletas olímpicos João Paulo Azevedo (tiro), Messias Baptista (canoagem), representado pelo seu fisioterapeuta, e Raquel Queirós (ciclismo), representada pela mãe.

Segundo a Câmara de Vila do Conde, a cerimónia, realizada no Teatro Municipal e presidida pelo edil Vítor Costa, serviu para assinalar “os seus percursos e contributo para a elevação do nome de Vila do Conde”. Contou ainda com um momento musical protagonizado pelo barítono Luiz Filipe Marques.

Jorge Ortiga foi nomeado arcebispo de Braga pelo papa João Paulo II em 1999. Durante mais de 20 anos, até 2021, dirigiu a diocese à qual pertencem as paróquias vilacondenses situadas da margem direita do Rio Ave.

Eduardo Pinto, vilacondense nascido em 1949, foi um dos cofundadores do Ginásio Clube Vilacondense, na década de 60. Entre 1988 e 1996 e entre 1998 e 2021, presidiu o clube que forma inúmeras crianças, jovens e adultos e que é classificado pela Câmara como “o mais eclético do concelho de Vila do Conde”.

João Paulo Azevedo, natural da freguesia da Junqueira, nasceu em 1984. Distingue-se na prática de Trap (Fosso Olímpico) e Tiro com Armas de Caça, e é o melhor atleta nacional das modalidades. Foi apurado para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, tendo alcançado um o 20º lugar na sua categoria.

Messias Baptista nasceu em 1999 em Vila do Conde, residindo na freguesia de Azurara. Em 2010, iniciou a sua carreira desportiva na canoagem e, após conquistar vários títulos, foi apurado para os Jogos Olímpicos de 2020, nos quais conquistou o 20º lugar.

Raquel Queirós, natural da freguesia de Guilhabreu, nasceu em 2000 e iniciou a prática do ciclismo em 2011. Em 2021, participou nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde alcançou o 27º lugar em BTT XCO, e venceu a primeira edição da Volta a Portugal Feminina, em ciclismo de estrada.