Arraiais proibidos no Santo António. DSG não esclareceu ainda sobre o S. João e S. Pedro

0
2025

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, já veio esclarecer esta quinta-feira que “não estão permitidos arraiais” durante as festas dos santos populares, mas sim o uso de estabelecimentos comerciais dentro das regras já existentes para tentar conter a disseminação da covid-19, referindo-se especificamente aos possíveis arraiais para festejar o Santo António.

A diretora-geral da Saúde para já nada adiantou sobre as noites do S. João e S. Pedro, que são festejados a norte do país.

O esclarecimento de Graça Freitas surgiu depois de ter dito, durante a conferência de imprensa de hoje sobre a pandemia de covid-19, que “as coisas podem fazer-se, mas com regras”, quando questionada sobre a realização de arraiais.

Mais tarde, a responsável da Direção-Geral da Saúde (DGS) sublinhou que fez uma “utilização livre” da palavra arraial e que nunca quis ir contra nenhuma das orientações ou regras já estabelecidas.

“Não contrario em nada, nem no que está na legislação nem no que está nas regras e nas orientações e, muito menos, no que está no despacho da Câmara Municipal de Lisboa que é aplicável nestas circunstâncias”, disse Graça Freitas, sublinhando que o despacho camarário “tem de ser observado como a regra vigente neste momento para o concelho de Lisboa”.

“A utilização do termo foi genérica e não especifica em relação ao que está no despacho da câmara de Lisboa”.