Para estacionar na Avenida Santos Graça, na Avenida dos Pescadores (em Aver-o-Mar, junto à Praia da Fragosa), no Largo do Alto Martim Vaz ou na Rua do Varzim Sport Clube, na Póvoa de Varzim, já é preciso levar moedas.
O estacionamento tarifado nestes locais foi introduzido pelo Regulamento Municipal de Trânsito e Estacionamento, aprovado na Assembleia Municipal de segunda-feira, e que entra em vigor nesta quinta, 1 de junho. Nas artérias referidas, o estacionamento é pago até 30 de setembro.
Lembre-se que a medida já existia desde 2020 na Avenida dos Pescadores, no Largo do Alto Martim Vaz e na Rua do Varzim Sport Clube. A novidade deste ano é a inclusão da Avenida Santos Graça.
A 4 de abril, questionado sobre a eficácia desta medida e se há realmente mais rotatividade no estacionamento com ela, Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, respondeu que “é por demais evidente”.
“Vamos assistindo a uma maior rotatividade e uma maior disponibilidade de estacionamento naquelas zonas que nos importam mais, as zonas de proximidade com o comércio, para evitar muito estacionamento permanente que podem utilizar os parques periféricos ou os parques low cost que temos”, disse, acrescentando que “o resultado parece-me positivo, pelo menos daquilo que vamos ouvindo dos comerciantes e das pessoas a quem importa rotatividade no estacionamento”.
Já João Trocado, vereador da oposição, acredita que com esta tarifação “o acesso às praias sai prejudicado, principalmente para os munícipes que são das freguesias e não do centro da cidade e ficam com menor acessibilidade à praia, sendo obrigados a pagar para aceder às praias da cidade e para ver o mar”.
“Parece-nos que há aqui apenas um ímpeto de cobrar cada vez mais, que agora se vem estender à Avenida Santos Graça, e nós não concordamos com isso”, disse na mesma altura. Foto arquivo.