O projeto ‘Rise-In’, através do qual a zona envolvente ao rio Alto, na Estela, será intervencionada, arrancou a 22 de setembro, com uma apresentação no Clube de Caçadores da Estela. O objetivo é mitigar o efeito das alterações climáticas, nomeadamente as inundações que são frequentes na zona.
Lembre-se que o projeto foi anunciado em maio pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. O Rise-In surge ao abrigo do programa europeu Horizon Europe, e está a ser desenvolvido através de um consórcio liderado pela Universidade Politécnica de Milão e que inclui 26 entidades.
A Póvoa de Varzim é uma de três cidades-teste, para além de Cesena, na Itália, e Christchurch, na Nova Zelândia. Nestes municípios, serão testadas soluções técnicas de resiliência climática. Se as soluções implementadas nestas cidades forem bem-sucedidas, deverão ser replicadas em outras zonas da Europa.
Este texto faz parte de um artigo publicado na edição de 24 de setembro no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).