Arrancam obras de proteção da marginal de Aguçadoura (fotos)

0
1271

A Agência Portuguesa do Ambiente e uma empresa de construção assinaram, na manhã de terça-feira, o ato de consignação da empreitada ‘Proteção da avenida marginal de Aguçadoura’. A obra, no valor de 75 mil euros, tem um prazo de 30 dias e visa recuperar a zona de onde, “pela ação do mar, foi retirada toda a areia de suporte”.

Segundo Pimenta Machado, vice-presidente do Conselho Diretivo da APA, “é uma obra quase de conservação e manutenção de uma obra que fizemos em 2015 que resistiu muito bem”, referindo-se à empreitada realizada depois de, no início de 2015, o muro da marginal ter desabado. A APA recuperou a zona no ano seguinte, cravando na rocha estacas que suportavam a escadaria e o muro.

Sete anos depois, em março de 2022, um troço de cerca de 200 metros da marginal foi cortado ao trânsito devido ao risco de derrocada. Na altura, ao MAIS/Semanário, o presidente da União de Freguesias Fernando Rosa explicou que “o mar avançou muito naquela zona e estava a escavar no local onde há uns anos tinha caído”.

Por isso, agora é necessário “recuperar a escada, dar um ar mais funcional para as pessoas que usam esta praia se sintam mais confortáveis”, explicou Pimenta Machado.

A recuperação vai iniciar em plena época balnear, que arrancou a 10 de junho. Por essa razão, Pimenta Machado lembrou que os 30 dias de obra deverão “perturbar o mínimo possível a época balnear”.

Fotos José Alberto Nogueira