Abriu este sábado e prolonga-se até 6 de agosto, a 45ª edição da Feira de Artesanato de Vila do Conde, certame que está instalado nos jardins da Avenida Júlio Graça. Além da tradição e artes portuguesas, este ano há um espaço dedicado aos 50 Anos da Geminação de Vila do Conde com a cidade espanhola de Ferrol.
Entre as cerca de 200 stands e exposição, encontra-se o espaço dedicado à Póvoa de Varzim, na qual o destaque está na Camisola Poveira e outros pequenos objetos relacionados com a lá tradicional da peça de vestuário. Em permanência estão duas artesãs que estão a produzirem a camisola como a aceitarem encomendas.
Uma das iniciativas da feira prende-se com o Concurso Jovem Artesão 2023, promovido pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila do Conde e patrocinado pelo Crédito Agrícola, com as peças artísticas exposta num espaço próprio.
O evento, que decorre até 6 de agosto, e que conta com as habituais Jornadas Gastronómicas, tem entrada livre e está aberta de segunda a quinta-feira, entre as 17 horas e a meia-noite. Às sextas, sábados e domingos abre mais cedo, às 15 horas, e encerra à mesma hora.