De modo a estimular a profissionalização do trabalho artesanal, designadamente em relação à aprendizagem da técnica da Camisola Poveira, à sua comercialização e exportação, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim tem promovido uma série de iniciativas.
Uma delas foi a Sessão de Esclarecimento sobre o Estatuto do Artesão e da Unidade Produtiva Artesanal, no Centro Póvoa Empresas, na qual participaram cerca de 40 artesãs poveiras.
O Estatuto de Artesão é reconhecido através de um título designado por ‘Carta de Artesão’, cuja candidatura é gratuita e válida por 1 ano, com possibilidade de renovação.
A Carta do Artesão confere várias vantagens como, são exemplos, o beneficiar de apoios do Estado para o setor das Artes e Ofícios, a participação nas principais feiras de artesanato nacionais, o acesso em condições vantajosas ao selo ‘Portugal Sou Eu’ e a produtos certificados.
Assim, o reconhecimento público desta área de trabalho enquanto atividade profissional aumenta, ao ajudar a proteger e preservar o património local e nacional, garantindo a qualidade dos produtos e a sua diferenciação.
Este processo está sob a responsabilidade do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), cabendo ao CEARTE a instrução e avaliação técnica das candidaturas.