A artista plástica Isabel Lhano, natural de Vila do Conde, faleceu este domingo de madrugada vítima “de um aneurisma”, divulgou a irmã, Graça Martins. A pintora, de 70 anos, dos quais 50 de carreira, tem exposições patentes até 31 de dezembro na sua terra, como na Póvoa de Varzim.
Foi através das redes sociais, que a irmã comunicou o falecimento da artista plástica. “É com muito pesar que comunico que faleceu esta madrugada, com um aneurisma, a minha irmã Isabel Lhano”, e agradeceu ao escritor Valter Hugo Mãe por ter “sido amigo e confidente da sua irmã. Sem ti a vida dela teria sido mais triste”.
Ainda recentemente, Isabel Lhano confidenciou recentemente na sua página no Facebook, que “só agora tive força anímica para vos falar da autêntica maratona artística que percorri, desde 30 de Setembro até 28 de Outubro, em que inaugurei 5 exposições e apresentei o maravilhoso livro da minha vida e obra. Estas são algumas imagens das últimas, no CineTeatro e Auditório Municipal de Vila do Conde que, agora sim se pode dizer, a minha cidade e a vizinha Póvoa de Varzim albergam uma parte significativa da minha obra em quase todos os equipamentos culturais”.
Na altura partilhou “os meus agradecimentos para todas e todos que tornaram possível esta “aventura” antológica, respetivamente as Câmaras e os Vereadores da Cultura das 2 cidades, a Coordenadora do Centro de Memória, as amigas e amigos que cederam as suas colecções particulares para as mostras e quem veio assistir, apesar do mau tempo, que são a essência disto tudo, porque sem público não existe Cultura”.