O Espaço Concreto, localizado por debaixo do placo do Cine-Teatro Garrett, acolheu ao final da tarde de sexta-feira, a abertura da exposição de Albuquerque Mendes intitulada ‘O Homem que vê Aviões Debaixo da Terra’.
É uma mostra de 60 trabalhos dedicados à Póvoa de Varzim, “numa exposição que se transforma em peça de teatro no horário noturno” e que pode ser vista até 20 de setembro. Em agosto e setembro serão realizadas quatro sessões de teatro no espaço, em que os ingressos podem ser solicitados ao balcão do Cine-Teatro Garrett.
Com esta exposição, o artista volta a expor 46 anos depois de apresentar ‘As três mortes de S. João Baptista’ na Praça do Passeio Alegre”, em 1976, numa “performance-ritual que decorreu durante os III Encontros Internacionais de Arte”. Agora, pretende exibir uma “ode aos rituais locais, num misto de introspeção e provocação”.
Tomás Carneiro, Curador da exposição, agradeceu o contributo do autor para que os poveiros e visitantes possam apreciar os trabalhos, como enalteceu o espaço cedido pelo município em prol da cultura, indo ao encontro de novas expressões de cultura.
Fotos José Alberto Nogueira.