A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu a atividade de três estabelecimentos, um deles na Póvoa de Varzim, pelo exercício ilegal da atividade de entrepostagem e colocação no mercado de produtos sem marca de identificação. O estabelecimento poveiro pertence ao ex-futebolista Fábio Coentrão, segundo o Jornal de Notícias.
Em comunicado de imprensa, a ASAE revela que a suspensão dos estabelecimentos, localizados em Guimarães, Fafe e Póvoa, resultou de uma operação de fiscalização a estabelecimentos industriais de armazenamento.
Na operação, foram apreendidas “mais de 17 toneladas de diversos géneros alimentícios e ainda 313 quilos de crustáceos vivos, tudo no valor estimado superior a 68 mil euros”, diz a entidade.
O comunicado adianta também que foram instaurados três processos de contraordenação devido à falta de número de controlo veterinário, “que garante que as normas de segurança alimentar e as disposições legais dos regulamentos aplicáveis sejam cumpridas, tanto perante os consumidores como pelas autoridades de controlo”.
Segundo a notícia do JN, no armazém de Fábio Coentrão havia 12 tanques com água do mar cheios de lavagante, camarão e santola, num total de 1.073 quilos de marisco. Destes, 760 não tinham faturas e foram apreendidos pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM). Os restantes 313 quilos foram confiscados pela ASAE.