A Assembleia da República aprovou a recuperação urgente de quatro edifício escolares públicos, do concelho da Póvoa de Varzim. A proposta foi avançada pelo PCP.
Os candidatos da CDU do distrito do Porto, nas passadas eleições legislativas assumiram o compromisso de levar à Assembleia propostas para a resolução de 16 problemas urgentes no distrito.
Na nota de imprensa enviada à redação pode ler-se “há, só no distrito do Porto, 54 escolas identificadas cuja necessidade de obras prioritárias, urgentes ou muito urgentes está identificada e não concluída – e de onde destacamos 4 localizadas no concelho da Póvoa de Varzim: Escola Básica e Secundária Campo Aberto (Urgente); Escola Básica de Rates (Prioritária); Escola Secundária Eça de Queirós (Urgente) e Escola Básica Cego do Maio (Prioritária).
A proposta agora aprovada vai assegurar o financiamento necessário para concretizar, ao longo do ano letivo 2025/2026, a recuperação/reabilitação/ampliação do conjunto de escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário do distrito do Porto. No comunicado o PCP afirma que a “propriedade foi transferida para os municípios e identificadas como necessitando de intervenção prioritária, urgente ou muito urgente, no âmbito do ‘Acordo Setorial de Compromisso entre o Governo e a ANMP’”.