A Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim aprovou por unanimidade e aclamação um voto de reconhecimento público a José de Azevedo, poveiro e antigo presidente da Câmara falecido em junho. O voto foi apresentado por Afonso Pinhão Ferreira, presidente da Assembleia, na sessão realizada na quinta-feira.
“Penso ser consensual que a memória de José de Azevedo, é merecedora do mais alto apreço da comunidade poveira, o que fundamenta ser da mais elementar justiça que esta Assembleia Municipal lhe preste uma homenagem póstuma”, começou por dizer o autarca, reconhecendo em José de Azevedo um “ilustre cidadão e afamado escritor”.
“Um Homem com letra grande que viveu para além da existência, numa ampla convergência de prestígios, levando bem longe o nome do nosso município, num muito apreciado e frequente exercício narrativo”, continuou, ao destacar os seus contributos para a “consolidação e preservação da cultura municipal, além da sua afirmação no panorama do património cultural português”.
Para Afonso Pinhão Ferreira, “o nosso saudoso amigo e escritor José de Azevedo ofereceu-nos uma vida dedicada à comunidade poveira, com livros bem perfumados”. “Legou-nos a possibilidade de, com a leitura, comprarmos um bilhete e embarcarmos numa espécie de turismo ao passado. Digamos que nos permite revisitar o passado”, referiu.
O presidente da Assembleia Municipal destacou ainda a participação do falecido autarca no associativismo criativo, tendo sido “autor e ator de inúmeras peças de teatro, para as quais compôs também os trechos musicais”, e na vida social e política do concelho, visto que foi “um dos poveiros medalhados pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e um medalhado pela Marinha Portuguesa”, sendo “exemplo de cidadania, um autarca, fundador do Rotary Club da Póvoa de Varzim e da Confraria dos Sabores Poveiros, entre muitas outras valias”.
“Faça-se então justiça”, terminou Pinhão Ferreira.
José António Ribeiro de Azevedo, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim entre 1978 e 1979, faleceu a 12 de junho, aos 88 anos de idade.