A Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim aprovou uma moção que tem em vista a eliminação das portagens nos pórticos da A28. Apresentada pela CDU, a proposta foi aprovada com a abstenção do CDS, Iniciativa Liberal e CHEGA.
João Martins, deputado municipal que deu voz à moção, indicou que “não se compreende que [as portagens] vão acabar a partir de 2025 em todos os distritos, menos aqui no nosso, que é um distrito onde ainda por cima a população é crescente, temos a ligação a Espanha, temos o tecido empresarial, as pessoas que se movimentam para ir trabalhar para o Porto, Gaia e Maia, e que ainda não são servidas pelos transportes públicos”.
Miranda Coelho, do PSD, explicou que “não encontramos lógica na abolição que foi feita em muitas portagens e esquecerem-se destas portagens”.
Por sua vez, Aires Pereira disse ser a favor do princípio “utilizador-pagador”, contudo, “não podem ser só alguns dos pagadores, e se a Estradas de Portugal e o Governo entendem que há portagens que podem sair, então que saiam todas, porque não vamos tratar os portugueses de forma diferente, que utilizam a mesma via”.
Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição digital (PDF).