As uniões de freguesia de Fornelo/Vairão; Malta/Canidelo; Retorta/Tougues e Rio Mau/Arcos, viram os seus pedidos de desagregação aprovados por unanimidade na Assembleia Municipal de Vila do Conde, realizada na noite de terça-feira.
As quatros uniões já tinham garantido anteriormente a aprovação das respetivas assembleias de freguesias, como a unanimidade do executivo da Câmara Municipal.
Sobre estas quatro desagregações, Vitor Costa, presidente da Câmara, manifestou o seu apoio, e afirmou: “Cumpra-se a vontade dos eleitos”.
Agora, os documentos para a desagregação das quatro uniões, seguem para a Assembleia da República, onde os deputados nacionais terão a palavra final.
Referira-se, ainda que, outras três uniões de freguesias do concelho de Vila do Conde não solicitaram até ao momento o pedido da desagregação, nomeadamente das agregações realizadas em 2013 de Touguinha/Touguinhó; Bagunte/Ferreiró/Outeiro Maior/Parada e Vilar/Mosteiró.
Com esta aprovação, Vila do Conde poderá ter nas eleições autárquicas de 2025, um total 25 freguesias administrativas. Antes da agregação, Vila do Conde contava com 30 freguesias administrativas.