Assinado contrato para reabilitar Igreja Românica de Rates

0
2153
Foto: DR

Foi assinado na terça-feira, no Palácio Nacional da Ajuda, o contrato que permite a realização das obras de recuperação da Igreja Românica de S. Pedro de Rates. O ato foi assinalado por Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, e Margarida Balseiro Lopes, ministra da Cultura, Juventude e Desporto.

Na cerimónia, foram assinados sete protocolos colaborativos que visam a recuperação e valorização do património, num investimento global de 8,8 milhões de euros. O protocolo referente à Igreja de Rates prevê um investimento de 60 mil euros para intervenção de emergência numa primeira fase, e 200 mil euros para reabilitação e restauro interior numa segunda fase.

A ministra referiu que, “depois de anos marcados por impasses, indefinições”, foi possível “finalmente desenhar um modelo realista, eficaz e operacional que responde à necessidade inadiável de intervenção”.

“Trata-se de um novo enquadramento colaborativo, que junta as áreas governativas da Cultura e das Finanças, e envolve diretamente os nossos autarcas. Um modelo que não se limita a identificar problemas, mas que cria condições operacionais concretas para lhes dar respostas, com soluções ajustadas à realidade de cada imóvel e às necessidades de cada território”, disse Margarida Balseiro Lopes.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).