Associação de escuteiros adultos ‘Nuno Álvares’ procura estatuto de organização sem fins lucrativos

0
477

O núcleo poveiro da Fraternidade de Nuno Álvares tem nova direção, presidida por Carlos Freitas e eleita no passado mês de abril para o próximo triénio. O novo líder, que sucede a José Barbosa, tinha sido vice-presidente nos dois mandatos anteriores. Um dos principais objetivos a longo prazo é conseguir o estatuto de organização sem fins lucrativos.

Esse desígnio foi detalhado pelo próprio presidente Carlos Freitas: “Um anseio antigo é tornar a Fraternidade, oficialmente e aos olhos da lei, uma organização sem fins lucrativos. Na prática ela já o é, mas falta o carimbo governamental, que depende de um processo longo e burocrático. Esse carimbo traz benefícios, designadamente a nível fiscal”, explicou, acrescentando que a pandemia afetou as atividades do grupo mas não afetou a missão principal:

“Estivemos praticamente dois anos inativos mas o que nunca deixámos de fazer foi o trabalho de apoio social. Queremos sempre estar presentes no auxílio à população mais carenciada, nomeadamente no que se refere a doação de alimentos às famílias”, frisou.

Também fundamental no próximo mandato será reduzir os custos, até porque o número de associados pagantes tem vindo a diminuir, sobretudo devido a motivos de falecimento. “São os sócios que nos mantêm à tona e que nos permitem ter um saldo positivo”, fez saber. É difícil saber ao certo quantos tem a fraternidade nesta altura mas deverão andar pela casa das cinco centenas. “Já chegámos a ter 300”, desabafou Carlos Freitas, lembrando que a cobrança é feita porta a porta, algo que ainda fica mais dificultado em tempos de pandemia. A este propósito, outro dos objetivos para este mandato é começar a informatizar os dados relativos à Fraternidade.

De notar que a atual direção tem agora dois novos elementos, neste caso femininos, a quem Carlos Freitas endereça particular satisfação, uma vez que são mais novas que os restantes membros e o rejuvenescimento do grupo é mais dos propósitos a realizar. Carlos Freitas, com 60 anos, era o que tinha menor idade, mas agora esse número baixou para 36.

A Fraternidade de Nuno Álvares, associação de escuteiros adultos com sede no edifício Póvoa 7, é constituída por antigos filiados do Corpo Nacional de Escutas.