A Associação de Hospitaleiros Ventos Peregrinos elegeu, no passado domingo, os novos órgãos sociais para o mandato 2023-2026. A associação é responsável pela gestão do Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Rates, aberto em 2004.
Em nota de imprensa, a associação refere que os órgãos recém-eleitos tomaram posse no mesmo dia. A direção é presidida por António José Pires, que já assumia desde o início do mês as funções de presidente interino, acompanhado pela vice-presidente Andreia Oliveira, pelo tesoureiro Bruno Vilhena, pela secretária Conceição Gonçalves e pelo vogal Manuel Maia.
A presidência da Mesa da Assembleia Geral está a cargo de Agnès Dias e do Conselho Fiscal a cargo de Isabel Maria Pires, primeira presidente da Associação.
A nova direção tem como principais objetivos para este mandato o regresso da Caminhada Anual do Albergue de Rates, “interrompida desde a pandemia e que, em 2023, se realizará no dia 1 de julho”, as comemorações dos 20 anos da estrutura e, “acima de tudo, a continuação do mundialmente reconhecido trabalho de receber os peregrinos de Santiago e Fátima no histórico Albergue de Peregrinos”.
De acordo com a nota divulgada, “a abertura da Associação e do Albergue à comunidade ratense e poveira, através da criação de um polo de dinamização cultural, também são prioridades da nova direção”.