As associações de Bairro da Póvoa de Varzim vão promover, no Sábado de Aleluia (30), a Queima do Judas. ADRA Belém, CDC Juvenorte, ACD Mariadeira e Leões da Lapa FC já divulgaram os programas para o tradicional evento.
Associação Desportiva e Recreativa Académico de Belém
A Queima do Judas no bairro de Belém está marcada para as 22h30, no Largo da Senhora de Belém.
“Ele anda por aí a fazer das suas, mas no próximo dia 30 vai ser apanhado e julgado… Apareçam!”, convida a ADRA Belém nas redes sociais.
Centro de Desporto e Cultura Juvenorte
No bairro Norte, a noite começa às 22h30 com o Desfile do Judas. Segue-se, à meia-noite, a leitura do Testamento e a Queima do Judas, na Esplanada do Carvalhido.
“Como tem sido hábito, de forma ininterrupta desde a fundação do CDC Juvenorte em 1986, levaremos a efeito uma vez mais – na noite do próximo dia 30, na nossa bonita Esplanada do Carvalhido – a Tradicional Leitura do Testamento e posterior Queima do Judas em Sábado de Aleluia! Uma tradição bem poveira que teimamos em manter viva”, anunciou a associação.
Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira
Já a ACD Mariadeira tem a Queima do Judas marcada para as 23 horas.
“Esta festa tipicamente profana, tem um caráter simbólico de expiação dos males e de purificação, através do fogo. Com este acontecimento, encontramos também, uma marcada expressão satírica das gentes locais, com a leitura do testamento”, explica.
Leões da Lapa Futebol Clube
No bairro Sul, o Judas vai ser transportado numa carrela pelas ruas a partir das 23 horas. Meia hora mais tarde, é lido o testamento e, à meia-noite, realiza-se a Queima do Judas.
Nas redes sociais, o Leões da Lapa FC destacou a tradição.