Associações de Pais da Póvoa querem apoiar comunidade educativa para além da escola

0
2520

A Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação da Póvoa de Varzim (FAPEEPVARZIM) foi constituída no primeiro dia de abril deste ano. O ano letivo de 2022/23 é o primeiro que irão acompanhar completamente – e já há várias ideias para um apoio e acompanhamento multidisciplinar dos alunos e professores. Magda Costa, presidente da Federação, explicou o apoio às atividades da Educação no concelho e aos pais.

O apoio além-escola é também uma das missões da Federação?

A escola não pode ser estanque. A escola funciona com pessoas, e as pessoas não existem só dentro da escola. Trazem e levam problemas, trazem e levam coisas boas. Não deixamos de ser quem somos quando passamos o portão da escola.

Aquela criança ou aquela família que está a vivenciar um problema, do foro psicológico ou financeiro, não deixa os problemas à porta da escola. Aquilo vai interferir no grau de aprendizagem, no comportamento. Se nós não tivermos uma fotografia completa do que se passa, andamos todos aqui a brincar. Uma fotografia completa é que faz sentido, e agir diretamente nos problemas. Não adianta penalizarmos as pessoas sem percebermos o que é as levou a ter determinado comportamento.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).