Aterro de Paradela: Aberto concurso para obras de 2,1 milhões com vista a reduzir cheiros

0
2160

A Resulima abriu na segunda-feira (19) um concurso público para uma intervenção de 2,1 milhões de euros que visa mitigar a emissão de odores no aterro sanitário de Paradela, Barcelos, que faz fronteira com as freguesias poveiras de Laúndos e Rates.

O concurso, publicado em Diário da República, está dividido em dois lotes: contempla, primeiramente, o “fecho do biofiltro existente e passagem do ar pré-tratado por tratamento complementar”, intervenção que ascende aos 1,55 milhões de euros, e depois a “cobertura dos tanques da estação de tratamento de lixiviados e envio do ar para tratamento”, orçado em 550 mil euros.

O prazo estabelecido para a realização das duas intervenções é de 225 dias. Os concorrentes têm de apresentar as suas propostas dentro de 30 dias.

Lembre-se que o aterro de Paradela está em funcionamento desde o início de 2022 e, desde aí, é alvo de inúmeras reclamações das populações vizinhas, devido aos maus cheiros. Estas queixas vêm, sobretudo, das freguesias de Rates e Laúndos. Nesse sentido, tanto as duas Juntas de Freguesia como a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim têm apresentado queixa a várias entidades sobre o funcionamento do aterro.