Ativista vila-condense em manifesto internacional pela igualdade de género

0
728

O ativista vila-condense José Tiago Sousa participou na construção do manifesto pela igualdade de género da YPAN – Youth Peace Ambassadors Network. Como signatário deste manifesto, o jovem pertence a um grupo de 20 jovens de Portugal, Espanha, Grécia, França, Polônia e Bélgica que se reuniram em Champagne, França, de 18 a 25 de agosto de 2020 para o intercâmbio Equal means Equal.

Como resultado, os jovens criaram recomendações, para os agentes de política, sobre abordagens mais sensíveis ao género na educação. Apesar dos esforços de inúmeras instituições educacionais, legisladores e especialistas em políticas para criar ambientes educacionais, José Tiago Sousa e demais ativistas detetaram certas áreas no campo da educação que requerem melhorias. O manifesto pretende destacar as principais posições sobre questões que preocupam estes ativistas. Tem oito pontos que vão desde direitos humanos, educação, campanhas de sensibilização ou bolsas de estudo.

Recorde-se que José Tiago Sousa fundou e foi Presidente da Solidarity Soul. O mesmo teve várias participações internacionais relevantes como, por exemplo, missões do European Solidarity Corps. Além disso, promoveu diversas ações em favor da ROM – Reserva Ornitológica de Mindelo. Atualmente, colabora no Gabinete de Apoio à Direção da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na área da Responsabilidade Social e Sustentabilidade.