A Auto Furtado, empresa poveira que se dedica ao comércio e reparação de automóveis, conseguiu receber todos os selos oficiais – “Colisão”, “Manutenção”, “Pneus” e “Reparação” – do programa ‘Oficina de Confiança’ da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). Esta distinção serve para qualificar o setor da reparação e manutenção automóvel, promovendo a transparência e confiança.
O principal objetivo desta iniciativa é criar o modelo para o futuro das oficinas. Uma oficina onde o consumidor saiba que quem está do lado da oficina tem competências técnicas e equipamento oficinal adequado para prestar os serviços a que se propõe, uma oficina que respeite os direitos e garantias do consumidor, que cumpra com as obrigações ambientais contribuindo para um planeta mais sustentável e com as suas obrigações fiscais, contribuindo assim para uma economia nacional mais robusta e justa para todos os intervenientes.
Este conceito confere às oficinas notoriedade e credibilidade junto do consumidor. Com a chancela “oficina de Confiança”, mesmo sem ter conhecimentos técnicos do setor, o consumidor consegue facilmente identificar quais as oficinas que melhor respeitam as boas práticas definidas para o setor, com a garantia de entidades independentes e conhecidas, tais como a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), a ACM, a ATEC, o Centro de Arbitragem do Setor Automóvel (CASA) e a DEKRA.
Na apresentação do programa ‘Oficina de Confiança’, estiveram presentes Joaquim Candeias, presidente da divisão do pós-venda automóvel da ACAP, Raquel Marinho, coordenadora da Comissão de Serviços de Mobilidade da DPAI/ACAP, Alexandra Afonso e Catarina Correia, juristas da ACAP, Jorge Barroso, diretor-geral da DEKRA, António Marques, coordenador do departamento de auditorias da DEKRA, João Carlos Costa, diretor-geral da ATEC, Dário Afonso, diretor-geral da ACM, Elsa Reis, diretora do Centro de Arbitragem do setor automóvel, António Costa, responsável financeiro da Auto Furtado, Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP, e Pedro Barros, membro da DPAI/ACAP.
Para atribuição dos selos, a ACAP tem como parceiros a ATEC, que valida as competências técnicas dos profissionais, a DEKRA, que avalia a organização da oficina, os equipamentos e serviços prestados, a ACM, que possibilita formação na área de gestão oficinal e o Centro de Arbitragem do Setor Automóvel (CASA), que tem o importante papel de mediação, conciliação e arbitragem.
Este “júri” avalia as oficinas inscritas no programa com um sistema onde se validam cerca de 150 pontos para atribuir um ou os quatro selos. São assim avaliados critérios como Requisitos do Exercício da Atividade, Requisitos Técnicos Gerais, da Área do Trabalho, Ambientais, do Consumidor, de Higiene, Segurança e Formação.
A Auto Furtado, sediada em Amorim e que tem como responsável máximo Sérgio Furtado, foi o projeto piloto da ‘Oficina de Confiança’ e no qual atingiu uma pontuação notável de 95,4% na auditoria realizada pela DEKRA.
Para isso, contribuíram o elevado grau de organização e rigor documental da empresa, para além da preocupação por uma clara normalização de procedimentos a adotar perante várias situações, o facto de estar bem munida de equipamentos e ferramentas de trabalho.
António Costa, responsável financeiro da Auto Furtado, acredita que este resultado no programa “trouxe-nos mais credibilidade junto do consumidor”, visto que “sermos avaliados e distinguidos por associações como a ACAP, DEKRA e ATEC melhora em muito a nossa visibilidade”.
O colaborador, que foi o responsável pelo acompanhamento deste projeto, diz ainda que a atribuição dos selos “possibilita o acesso a informação transversal ao negócio”, “o acesso a formação certificada e à medida para o setor automóvel não só na componente técnica, mas também nas áreas fundamentais à gestão do negócio” e “a prevenção de litígios com os consumidores pelo facto de estarmos em cumprimento com todos os requisitos obrigatórios”.
A Auto Furtado deixa ainda a pretensão de, muito em breve, retificar os pontos de validação que permitirá daqui a dois anos chegar aos 100% na auditoria ‘Oficina de Confiança’.