Autoridade Marítima registou 45 ocorrências na terça-feira. Três foram na Póvoa

0
387
Logo AMN

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) deu conta que só na última terça-feira, dia 8 de abril, a nível nacional, houve 45 ocorrências, nas quais estiveram 50 pessoas envolvidas. Dessas 45 ocorrências, três foram na Póvoa de Varzim, na Praia da Lagoa e na Praia da Salgueira.

Dado que o número dos registos foi alto, e tendo em conta a época do ano, que ainda não é nem verão, nem época balnear, a Autoridade Marítima Nacional deixou o alerta “o mar, nesta época do ano, é um mar de inverno e apesenta um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima”, pode ler-se no comunicado emitido pela AMN.

No texto também é referido o facto de a maior parte das praias portuguesas não estarem ainda sob a vigilância de nadadores-salvadores e, por isso, a “resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada, pelo que a população deverá ter um comportamento adequado e responsável”, reforça o comunicado.

Recorde-se, que no caso da costa da Póvoa de Varzim, foram instaladas, no início deste ano de 50 boias nas praias da Póvoa de Varzim, acompanhadas por um cabo flutuante de 36 metros e de placas informativas, com o objetivo de prevenir acidentes ou, na ocasião de estes acontecerem, ser possível salvar pessoas em risco de afogamento. O projeto ‘Lançar para salvar’, para além das boias, tem ao dispor da população informações de utilização em português e inglês, tem os contactos de emergência, como por exemplo o 112, o número da Polícia Marítima e dos nadadores-salvadores que está disponível 24 horas.