Devido à intensidade da depressão Ingrid e ao agravamento da agitação marítima o IPMA emitiu um aviso vermelho que estará em vigor durante todo o dia de sábado, com as ondas a poderem alcançar os 15 metros, a Capitania dos Portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde anunciou que irá manter o encerramento das barras marítimas a todas as atividades náuticas.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde encontram-se sob aviso laranja até à madrugada de sábado (03h00), com a previsão de ondas entre 5 e 7 metros, e a partir dessa hora o aviso sobe para vermelho, prevendo‑se ondulação de 7 a 9 metros de altura significativa, podendo atingir máximos de 15 metros, até às 23h59 do mesmo dia. No domingo o aviso regressa a laranja, sem horário de término previsto.
A Autoridade Marítima apela à comunidade em geral que evite passeios junto à orla costeira e a abster-se de atividades lúdicas nas praias e zonas expostas à agitação marítima.
Especial atenção é dirigida aos pescadores lúdicos, que devem evitar pescar em zonas perigosas como falésias, arribas e quebra-mares, onde o mar pode facilmente alcançar áreas aparentemente seguras.



