‘Azul, amarelo, sangue’ em exposição n’A Filantrópica

0
1360

O artista ucraniano Oleksandr Prokopenko, ou Vento do Leste, inaugura este sábado, 7 de janeiro, a exposição ‘Azul, amarelo, sangue’, na Cooperativa de Cultura A Filantrópica.

De acordo com a curadora da mostra, Ana Romero, “Alex Prokopenko possui uma ilimitada fonte de inspiração, alimentando-se do seu passado clássico e rigoroso (estudou na Universidade de Belas Artes de Moscovo) e, deste modo, é natural que o conteúdo formal das suas obras reproduza uma reflexão sobre o passado e o presente, sem deixar de pensar no futuro com grande determinação”.

“Sonha, assim, com uma cultura sem complexos nacionalistas, materializada na forma como integra discursos estéticos que o senso comum poderia considerar antagónicos. Poder-se-á afirmar que a sua visão do mundo não aceita a subserviência ou o destino, antes o constrói, criando um discurso estético imaginativo e de carácter universal”, acrescenta.

A inauguração da exposição está marcada para as 16 horas de amanhã. A mostra estará disponível para visita até 5 de fevereiro, de segunda a sexta-feira entre as 15 e as 19h.

Oleksandr Prokopenko nasceu em 1968, em Kamienets-Podolsky, na Ucrânia. Em 2001, o artista migrou para Portugal, onde passou a trabalhar na construção civil. De acordo com o próprio, “nas minhas obras a influência do realismo é notória, assim como outros estilos, pois segundo as minhas pinturas não tem fronteiras, uma vez que alio o antigo ao contemporâneo”.