Bacalhoeiros voltam a encontrar-se num regresso ao passado

0
2702

Numa altura do ano em que o bacalhau é um dos petiscos da quadra Natalícia, recuamos uns anos. Tudo começou no tempo dos Descobrimentos, quando os portugueses chegaram à Terra Nova. Depois, no início do século XX lançou-se a verdadeira campanha de pesca do bacalhau, pois a miséria e a fome traziam os portugueses presos pelo desespero e, no Estado novo, arranca com esta campanha com recurso a mão de obra barata

De volta aos dias de hoje, grupos de pescadores de toda a costa portuguesa que participaram na Campanha do Bacalhau, na Terra Nova, embarcam numa viagem até Ílhavo, em Aveiro, onde se reúnem para recordar os bons e maus momentos que passaram na “Faina Maior”, dentro dos bacalhoeiros.

De entre os muitos pescadores, partiram alguns da Póvoa de Varzim, Caxinas e Vila do Conde, que passados 50 anos desde a última campanha da apanha do bacalhau, regressam às memórias que dizem trazer no coração, de uma vida no mar, onde nem tudo foi fácil.

A pesca do bacalhau, inicialmente, era feita em linha, num barco pequeno, onde os pescadores iam e lançavam uma linha com centenas de anzóis. Nesse barco não havia condições de vida dignas e o trabalho era muito duro.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF). Veja aqui o vídeo de Paulo Moreira: