Bairro da Matriz festeja 100 anos do Rancho do Cidral em tempo de covid (fotos)

0
1581

Vários elementos da Associação da Matriz e alguns moradores do bairro participaram na noite de sexta-feira, véspera do Dia de Santo António, no momento singelo que serviu para assinalar o centenário do Rancho do Cidral.

Num largo engalanado com o trono de Santo António e lonas alusivas à data, as danças e cantares que habitualmente marcam a data, deram lugar a discursos e distanciamento social, devido à pandemia da Covid-19.

António Castro Quilores, presidente da ACR Matriz, lembrou o tempo que a sociedade atravessa que travou “um aniversário que estava a ser preparado”. O dirigente saudou os presentes e todos aqueles que ajudaram ao crescimento do rancho, desde os falecidos, aos que já dançaram e aos que fazem parte do grupo.

Também Ricardo Silva, presidente da Junta da Póvoa, Beiriz e Argivai, associou-se à festa “possível” e disse que “é uma enorme honra presidir à Junta da minha cidade, no ano em que se comemora este Centenário, e não poderia deixar a data passar incólume”, e acrescentou que a junta colaborou para enfeitar o largo do Cidral, “até numa altura em que a Câmara está a renovar o espaço e o bairro”.

As comemorações do centenário prosseguem este sábado com a celebração de uma missa às 19h na igreja Matriz. Depois às 21h30, na sede da associação, será realizada uma tertúlia com transmissão através da página da ACR Matriz no Facebook.

Fotos José Alberto Nogueira