‘Bairro Feliz’ vai ajudar a criar horta biológica e pomar em Vairão

0
1426

A causa ‘Da Horta à Cantina’, proposta pelo grupo de vizinhos de Vairão, foi a vencedora da edição deste ano do projeto ‘Bairro Feliz’ no Hipermercado Pingo Doce de Argivai. A iniciativa pretende criar no Mosteiro de Vairão um pomar e uma horta biológica de maneira a ensinar crianças a “plantar, cuidar e colher a nossa comida”.

Para além de ensinar crianças a cuidar de uma horta, o projeto pretende ainda que a cantina da escola também sirva “marmitas aos vizinhos que precisam”.

Depois de mais de um mês para votação, durante o qual os clientes do hipermercado colocaram ‘moedas’ no mealheiro da causa social que queriam vencedora, a denominada causa A acabou por vencer.

A ideia ‘Da Horta à Cantina’ amealhou 197,850kg de moedas, enquanto a outra ideia a concurso, ‘Negreiros Saudável’, juntou 192,800kg. Uma competição renhida, que terminou no sábado, 22 de outubro. O projeto ‘Da Horta à Cantina’ vai, assim, obter um financiamento de 981,4 euros.

A nível do distrito do Porto, o ‘Bairro Feliz’ vai apoiar 80 projetos vencedores e, a nível nacional, serão apoiadas 445 ideias inscritas por instituições locais ou grupos de vizinhos. De acordo com Filipa Pimental, diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Social do Pingo Doce, “é com grande entusiasmo que testemunhámos novamente a mobilização dos vizinhos e das instituições locais, que inscreveram mais de 3000 causas, e a adesão dos moradores dos bairros de norte a sul do país, contando com Açores e Madeira, que votaram nas suas causas preferidas”.