Já se contam os minutos para a grande noitada de S. Pedro na Póvoa de Varzim, os bairros e as suas rusgas já estão prontos para dançar e encantar os poveiros.
António Giesteira, presidente do bairro do Belém começou lembra que “somos o bairro mais distante, mais fora do centro, mas vamos tentar cumprir com os horários, ultimamente temo-nos atrasado um pouco, mas este ano vamos conseguir estar à hora nos bairros”.
O Bairro do Regufe, este ano tem algumas mudanças. Sérgio Ferraz, presidente do Regufe afirmou “a primeira e mais sentida de todas é que, pela primeira vez na história do Regufe a festa é puxada para junto do farol. O trono vai ficar na base do farol e o palco vai na linha do metro, na nova avenida do metro”. Com esta alteração, o que se pretende é trazer “a festa para muito mais junto ao centro, no sentido de atrair mais pessoas, sem com isto querer tirar a tradição às festas de São Pedro”, reiterou.
O Regufe vai ter arcos novos “que serão os mais caros de sempre do Regufe”, afirmou Sérgio Ferraz que acrescentou “nós, apesar de trazermos a festa para o farol, não vamos deixar de iluminar as ruas como iluminávamos anteriormente. Então vamos fazer tudo o que fazíamos. Mais a iluminação do próprio farol em si, a iluminação do largo junto à nossa sede e aquela rua do metro também vai estar iluminada”.
A Mariedeira vai ter “ao nível da iluminação tudo totalmente novo”, contou Rui Batista, presidente da Mariadeira. Quanto ao futuro desta festa, Rui Batista vê nos mais pequenos a esperança, “Câmara ajuda no São Pedro da Pequenada, cada vez mais as crianças querem acompanhar os cortejos e nós levamo-las à frente também na rede, até terem idade de poder incorporar a rusga infantil”.
O Bairro da Matriz já está em festa desde dia 12 de junho, dia em que celebraram os 105 anos do Rancho do Cidral. Para a noitada, as novidades são “a marcha nova, a rusga nova e os aventais”, explicou António Quilores que também afirmou que o resto das surpresas ficam para a o dia.
O bairro Norte vai ter surpresas a nível do trono “que terá uma particularidade que nunca teve neste historial de 63 anos”, contou Sérgio Postiga que referiu que também as iluminações serão uma das grandes apostas uma vez que “a rua António Graça acaba por ser a sala de visitas da cidade inteira e também é algo que apostamos bastante nas iluminações festivas e este ano não será exceção”, anunciou o presidente do Bairro Norte.
O Bairro Sul vai ter uma mudança, com a mudança do local do trono. “Vamos novamente voltar ao largo António Nobre encostado à antiga Escola da Lapa, ao atual Centro Ocupacional da Lapa vai voltar para lá”, contou Pedro Casanova, presidente dos Leões da Lapa. O trono também será bastante diferente: “O trono deste ano vai ser mais uma vez uma coisa diferente daquilo que é o nosso hábito. O ano passado foi com a apresentação a abertura da Festa de São Pedro com o vídeo mappinhg. Este ano também vai ser nesse género, mas com algo diferente, um bocadinho inventado e elaborado”, contou Pedro Casanova.