Bairros poveiros afinam preparativos para Queima do Judas

0
87
Foto: Arquivos

A Queima do Judas volta a mobilizar a Póvoa de Varzim no sábado de Aleluia, mantendo viva uma tradição profundamente enraizada na cultura poveira. Entre sátira, crítica social e convívio comunitário, várias associações preparam o seu próprio ritual, preservando um costume que atravessa gerações e continua a ser um dos momentos mais identitários da cidade. 

A Juvenorte volta a cumprir a tradição iniciada em 1986, com a Leitura do Testamento e a Queima do Judas no dia 4 de abril, na Esplanada do Carvalhido, por volta das 22h30. O bairro mantém o tom satírico e irreverente que o caracteriza, usando o “Apóstolo Traidor” como figura central para a crítica bem-humorada dirigida a colaboradores, simpatizantes e figuras locais. 

O Belém realiza a sua Queima do Judas às 22h30, no Largo da Senhora de Belém. A organização promete uma noite marcada pela leitura do testamento, humor popular e convívio, reforçando o compromisso de manter viva esta tradição que mistura crítica, simbolismo e festa comunitária. 

A Mariadeira promove a sua Queima do Judas também às 22h30, mantendo o ritual que simboliza a expulsão dos males e a renovação através do fogo. O evento inclui a habitual leitura do testamento, marcada pelo tom satírico característico do bairro, e contará novamente com a participação da Fanfarra da Vila de Aver-o-Mar, que anima a noite festiva. 

O Bairro Sul, através dos Leões da Lapa, volta também a marcar presença na noite de Aleluia. A figura do Judas percorre as ruas do bairro a partir das 23h00, seguindo depois para a tradicional leitura do testamento, às 23h30, momento sempre marcado pela sátira e pelo humor característico. A queima de Judas está marcada para a meia-noite. 

O Regufe e a Matriz, ainda não divulgaram qualquer informação oficial sobre a Queima de Judas deste ano. 

Por sua vez, a Junta de Freguesia de Aver-o-Mar junta-se às celebrações com um programa que se estende ao longo de todo o dia 4 de abril, com comes e bebes e jogos tradicionais no Antigo Campo de Futebol, entre as 11h e as 18h. À noite, pelas 22h, cumpre-se o momento central: a Queima do Judas, que volta a unir a comunidade num ritual simbólico de identidade e convívio.