Balasar recebe estudos geotécnicos para preparar linha TGV

0
153

A freguesia de Balasar prepara‑se para receber, já este mês de janeiro, os trabalhos de prospeção geotécnica associados ao estudo da nova Linha de Alta Velocidade Porto–Vigo, uma das maiores obras ferroviárias previstas para o Norte do país. A intervenção terá a duração estimada de 270 dias e abrangerá vários pontos da freguesia.

A operação ficará a cargo da empresa DRILLGO – Geotecnia e Obras Subterrâneas, S.A., atuando sob supervisão direta das Infraestruturas de Portugal, entidade responsável pelo desenvolvimento técnico do projeto.

Esta empreitada integra o estudo de prospeção do troço “Campanhã/Braga (Lote 1A) e Braga/Valença (Lote 1B)”, incidindo de forma particular na futura ligação Campanhã – Nine, considerada estratégica para a consolidação da rede de alta velocidade entre Porto e Vigo.

A realização destes trabalhos em Balasar representa mais um passo no avanço do projeto, que promete “encurtar” distâncias com o país vizinho aproximando o Norte de Portugal com a Galiza. Apela-se compreensão da população de Balasar para eventuais constrangimentos temporários.