O balcão do BPI de Vila do Conde, desenhado pela arquiteto Álvaro Siza Vieira na década de 80, tem reabertura marcada para o próximo dia 29 de março. O edifício esteve encerrado durante dois meses para a execução de intervenções de manutenção no exterior e de modernização no interior do edifício, com o alargamento da zona de atendimento a clientes.
As obras realizadas contaram com o acompanhamento do gabinete do arquiteto português e o próprio Siza Vieira esteve presente para avaliar o andamento das intervenções.
Este investimento do BPI na modernização do balcão de Vila do Conde, que dispõe agora de zonas diferenciadas para um atendimento mais “personalizado”, insere-se no “objetivo de reforçar a relação de proximidade com o cliente e melhorar a sua experiência quando se dirige ao balcão do Banco”, refere comunicado do BPI.
O emblemático edifício branco de forma arredondada está classificado como “Património do Presente” e integra o roteiro das obras de Siza Vieira a visitar na zona do Grande Porto. Todos os anos, centenas de estudantes de arquitetura e especialistas da área, nacionais e internacionais, visitam esta obra construída em 1986 como sucursal do então Banco Borges & Irmão.
Em 1988, este projeto de Siza Vieira foi galardoado na edição de estreia do Prémio de Arquitetura «Mies Van der Rohe». Este prémio é o mais importante galardão de arquitetura contemporânea atribuído na Europa e resulta de uma parceria entre a fundação Mies Van der Rohe com sede em Barcelona e a Comissão Europeia.