Todas as 14 escolas poveiras que se inscreveram na edição 2020/2021 do Eco-Escolas foram galardoadas com a Bandeira Verde.
O programa de âmbito nacional pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
A Bandeira Verde é atribuída a escolas que tenham cumprido, no ano letivo em questão, a metodologia Eco-Escolas, através do cumprimento de um plano de ação e a realização de atividades no âmbito do ambiente.
Na Póvoa de Varzim, receberam o galardão o Colégio de Amorim, Escola Básica de Rates, Escola EB 1/JI do Século, Escola EB 2,3 Cego do Maio, Escola EB 2,3 Dr. Flávio Gonçalves, Escola EB1 da Granja – Praça Nº 2 Rates, Escola EB1 da Quinta- Balasar, Escola EB1 de Fontaínhas, Escola EB1 de Machuqueiras (antiga EB1 Nº3 de Laúndos), Escola EB1/JI da Giesteira, Escola EB1/JI de Pedreira/Argivai, Jardim de Infância da Cruz Balasar, Jardim de Infância de Laúndos, e Jardim de Infância Nossa Senhora Saúde.
Existem, assim, dois Eco-Agrupamentos no concelho: o Agrupamento de Escolas Cego do Maio e o Agrupamento de Escolas de Rates. Quer isto dizer que todas as escolas dos agrupamentos possuem Bandeira Verde.
No seu portal online, o Agrupamento Cego do Maio, pela segunda vez um Eco-Agrupamento, deu os “parabéns a todos os coordenadores, alunos, pais e autarquia envolvidos neste projeto coletivo”. Também o Agrupamento de Rates deixou os “parabéns a toda a comunidade educativa pelo trabalho desenvolvido”, bem como um “obrigado à CMPV”.