As bandeiras dos programas Bandeira Azul, Qualidade Ouro e Praia Acessível foram hasteadas na sexta-feira na Praia do Turismo (Frente Urbana Norte) e na Praia de Vila Chã. A cerimónia serviu para reconhecer a qualidade da água das praias, bem como a segurança e conforto das mesmas.
Por mais um ano, a Bandeira Azul foi atribuída às praias da Frente Urbana Norte, da Frente Urbana Sul e das freguesias de Árvore, Mindelo, Vila Chã e Labruge.
Quanto à qualidade de água balnear, existem praias em Vila do Conde que têm sido consistentes com o nível de excelência, nomeadamente nas últimas cinco épocas balneares, isto é, desde 2016. Por isso, o concelho recebeu também o galardão de “Qualidade Ouro” nas praias da Frente Urbana Sul, de Mindelo, de Vila Chã e de S. Paio/Moreiró.
Já relativamente à acessibilidade, as praias do Turismo, da Senhora da Guia, de S. Paio/Moreiró e de Labruge foram distinguidas com o título de Praia Acessível.
A cerimónia de hastear das bandeiras contou com a presença de Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal, Paulo Carvalho, vereador do Ambiente, e de Bruno Ferreira Teles, capitão do porto de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim. Estiveram também na iniciativa a concessionária da Praia do Turismo, Maria de Fátima Monteiro, a concessionária da Praia de Vila Chã, Albina Conde, e José Fernando Ramos, em representação da Junta de Freguesia.
No evento, foi avançado que a Área Balnear de Vila Chã foi considerada uma Praia Zero Poluição, distinção da Associação ZERO. Isto significa que a praia teve classificação ‘excelente’ nas últimas três épocas balneares, de acordo com os dados oficiais da Agência Portuguesa do Ambiente.
Da parte do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde, o Centro Azul, vão ser promovidas diversas ações de sensibilização para a educação ambiental, subordinadas ao tema “Recuperação de Ecossistemas”. Esta iniciativa está inserida no Programa da Bandeira Azul.